Skip links

5 passos para fazer um planejamento de marketing digital eficaz

Não basta que o seu negócio esteja na internet, é preciso saber o que se quer com ela e como chegar lá. E é para isso que existe o planejamento de marketing digital.

Trata-se de um documento composto por todas as estratégias e ferramentas que a empresa utilizará no ambiente virtual para que se consiga atingir determinados objetivos.

Ainda que possa parecer pouco complexo, você vai ver neste artigo que elaborar um planejamento de marketing digital eficaz é bastante simples: basta seguir os 5 passos a seguir.

Passo 1: Elaborando relatórios de presença digital

Mesmo que a sua empresa não tenha nem um site ainda, é possível que alguém já tenha falado sobre ela na internet. Uma importante primeira dica é, então, pesquisar por ela para
saber o que já vem sendo dito.

Considerando que você já dispõe de um site ou de presença nas redes sociais, por exemplo, o primeiro passo é identificar como estes canais de comunicação estão funcionando.

Analisar as estratégias que vêm dando certo e quais não estão funcionando como se esperava, apresenta a finalidade de que se consiga identificar os potenciais e os riscos no ambiente virtual da sua marca.

Além disso, você já pode começar o planejamento de marketing digital também dando uma olhada em como os seus concorrentes estão fazendo a utilização da internet para divulgar os seus produtos.

Com isso, você pode começar a compreender sobre como vem funcionando o seu ramo na internet e aquilo que os seus clientes estão procurando.

Passo 2: Definindo os objetivos

Com relatórios em mãos sobre como a sua marca já vem se comunicando na internet, o passo a seguir é começar a elaboração do planejamento de marketing digital especificamente.

Para isso, você deve ter muito claro o que se espera com a utilização do marketing digital. Além de objetivos gerais, como aumentar as vendas em XX%, fazer com que a sua
comunicação chegue em determinada localidade, entre tantos outros, neste passo de definir os objetivos, você também pode elencar metas diretamente relacionadas ao ambiente digital.

Alguns exemplos podem ser: aumentar número de seguidores em determinada rede social; elevar o tráfego do site em XX%; divulgar uma promoção por tempo determinado, entre tantos outros objetivos que podem vir de acordo com seu negócio.

Passo 3: Escolhendo as ferramentas

Reconhecendo os seus objetivos, chega-se então, a escolha das ferramentas de marketing digital que você terá à sua disposição para que se atinja as metas estabelecidas.

E nesta parte, você tem uma infinidade de recursos à disposição. Para ajudar a sua criatividade, abaixo elencamos alguns exemplos de ferramentas que podem auxiliar o seu
negócio:

– Sites: defina qual é o melhor tipo de site para o seu negócio;
– Redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin, WhatsApp, etc;
– SEO: otimização nos mecanismos de busca – Google, Yahoo, Bing, Google Maps, Google Images, etc;
– E-commerce;
– Marketing de conteúdo: blogs, infográficos, e-books, infoprodutos, etc;
– Desenvolvimento de aplicativos;
– E-mail marketing, newsletter, boletins, etc.

De acordo com o seu tipo de negócio, você pode definir quais serão as melhores ferramentas para vender os seus produtos ou serviços.

No entanto, é fundamental que você faça a integração entre todas aquelas que utilizará dentro do seu planejamento de marketing digital, com a finalidade de que a comunicação da sua empresa na internet seja feita de forma coerente, prática e eficaz.

Passo 4: Estabelecendo as estratégias

Cada uma das ferramentas que você definir, deverá contar com uma estratégia propícia para o seu correto funcionamento.

É neste sentido que se chega a parte mais importante do planejamento de marketing digital: a definição das estratégias que serão utilizadas para se chegar aonde quer.

Apenas para exemplificar: se o seu objetivo é gerar tráfego para o site e as ferramentas que têm à disposição são o próprio site, as redes sociais e a otimização nos mecanismos de busca, nesta parte da estratégia caberá se definir, quantos posts por mês serão feitos nas redes sociais para levar as pessoas ao site; ou então, quantos blog posts serão escritos com a finalidade de otimizar o seu site para determinadas palavras-chave.

Contudo, passando pelos passos anteriores e tendo muito bem definida a estratégia para cada uma das ferramentas da sua campanha de marketing digital, é chegado o momento, então, de colocar o seu planejamento em prática.

Passo 5: Analisando os resultados

Após o tempo determinado para a realização da campanha de marketing digital, é fundamental também que o seu planejamento apresente como serão analisados os resultados obtidos pelas estratégias utilizadas.

Seguindo o exemplo do objetivo de gerar tráfego para o site, você têm à disposição o Google Analytics para lhe auxiliar na compilação dos resultados, por exemplo.

Cada uma das redes sociais também apresentam as suas formas de baixar relatórios e verificar como foi a aceitação do público frente a cada um dos conteúdos.

Ao mesmo modo, todas as estratégias que você utilizar, poderão ter a sua eficácia comprovada de alguma forma.

E estes dados é que ajudarão a sua empresa a seguir em frente na internet. Elaborando outros planejamentos de marketing digital e, cada vez mais, fortalecendo a sua comunicação no ambiente virtual.

Leave a comment

This website uses cookies to improve your web experience.
See your Privacy Settings to learn more.
View
Drag