10 importantes razões de ter um  site com Design Responsivo

responsive_designDevido ao constante aumento no número de pessoas que usam dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, a necessidade de ter um site responsivo tem crescido significativamente.

O que significa Design Responsivo?

Esta é a concepção do site de maneira que todo o seu conteúdo, a estrutura e as imagens permanecem iguais em todos os dispositivos, mesmo sendo de tamanhos diferentes. Abaixo estão as 10 razões para web design ágil é importante para o seu site.

1. Google recomenda

Recomendação GoogleJá que o Google é um dos motores de busca mais usados, você deve obrigatoriamente impressioná-lo com seu site e, seguir as suas regras, é uma inteligente decisão.

Além de recomendar o design responsivo, o Google também favorece os site responsivos na classificação dos resultados de pesquisa em dispositivos móveis. Isto ocorre principamente quando os usuários móveis estão à procura de serviços locais.

2. Reduz os custos de manutenção de um site

Se você optar por manter o seu site regular não-responsivo e, em seguida, desenvolver um outro site para dispositivos móveis, isso requer que você desenvolva e gerencie duas campanhas de SEO separadas. Por outro lado, com web design ágil, você só precisa de um site para fazer tudo para todos os dispositivos. Isso elimina a necessidade de investir na gestão e manutenção de dois diferentes sites.

3. Sites Responsivos têm menores taxas de rejeição

Com um design ágil, nada comprometerá o conteúdo e a funcionalidade do site quando ele estiver sendo visto em diferentes dispositivos. Isso já foi comprovado em muitos websites. Aqueles que não são responsivos, geralmente formam altas taxas de rejeição, especialmente se o conteúdo é claramente desajeitado e muito desafiador para ser lido com em dispositivos móveis.

Sites que têm altas taxas de rejeição são considerados pelo Google para ser irrelevante, causando assim uma baixa classificação. Esta é também a razão pela qual os sites que navegam somente em versão mobile possui baixos rankings.

4. Rápido carregamento rápido do design responsivo

Google gosta de carregar páginas móveis em apenas um segundo ou menos. Sites responsivos normalmente não requer muitos tipos de carregamento para redirecionar os usuários para outra URL (ou diferente URL) e, como resultado, o tempo de carregamento da página é reduzido.

5. Sites otimizados para dispositivos móveis são fáceis de gerir

Além de ser rentável, a gestão de um site otimizado para celular é muito mais fácil do que gerenciar dois diferentes sites (um desktop e outro móvel).

Portanto, ter um site que responde não só é bom para os seus clientes, mas também é ótimo para você, incluindo cada pessoa da equipe, desde desenvolvedores até gerentes de conteúdo.

6. Mais visitas e vendas de conversão

É importante entender o que os visitantes estão fazendo em seu site e quanto tempo eles passam sobre seu site, para isso, a melhor ferramenta é o Google Analytics.

Ter um site que só atrai os clientes potenciais não é suficiente; você precisa ter uma estratégia de marketing que envia as pessoas certas para o seu site na fase certa em seu ciclo de compra. Criar um site responsivo pode maximizar suas conversões.

7. É uma vantagem competitiva

Assumindo que seus concorrentes ainda não atualizarem o site deles, o seu negócio (empresa) pode ter destaque. Isso demonstra você entende o que é preciso fazer para atender às necessidades dos consumidores.

Se o site do seu concorrente não for responsivo, quando um cliente em potencial acessá-lo, provavelmente se sentirá frustado e, provavelmente, ele irá retornar ao google para fazer outra pesquisa. Em seguida, se ele encontrar o seu site, não se sentirá frustado e isso pode lhe dar uma oportunidade de converter esse visitante em cliente.

8. É essencial oferecer experiência positiva do usuário

Se um usuário entra em seu site móvel e fica frustrado, ou se ele/ela não consegue encontrar o que está procurando no seu site, há uma estimativa de 61% de chance de que ele sairá do seu site para ir para outro.

De acordo com as Think Insights do Google no celular, um usuário é de 67% mais propenso a usar um serviço ou comprar um produto de um site ágil que oferece uma experiência positiva.

9. Aumento no ranking com SEO

Sites responsivos têm maiores chances de atrair uma grande quantidade de tráfego e, assim, terem uma boa classificação nos resultados da pesquisa devido à sua mobilidade.

Além disso, sites otimizados para mobile usam apenas uma URL e o mesmo código HTML em todos os dispositivos. Portanto, o Google acha mais fácil para ser encontrado e indexado se o conteúdo for organizado em um único site da empresa (do que a partir de dois sites diferentes). Os usuários também tendem a compartilhar a URL de um site que responde facilmente.

10. Oferece uma marca mais consistente

Com web design ágil, o site foi projetado para ser semelhante em diferentes dispositivos, desde o início.

O conteúdo e as imagens de seu site podem ligeiramente simplificar ou mudar de posição para dimensionar as coisas, mas no entanto, os elementos e as aparências serão basicamente as mesmas sobre os diferentes dispositivos.

Conclusão

Cada vez mais as pessoas usam smartphones e tablets para tarefas que, antes, só poderiam ser realizadas em computadores desktops. Este fato ilustra que a navegação móvel está claramente mudando a internet. Apenas para constatar, não se trata apenas de navegação, estamos falando de tudo, como  verificar e-mails, acessar redes sociais, compras on-line.

Fazer um site responsivo agora é desfrutar de todos os benefícios a internet pode oferecer ao seu negócio.

Qual é a importância do posicionamento da sua marca?

 

Pensar no posicionamento de uma marca talvez pareça uma tarefa simples e de fato é, mas nem sempre o “óbvio” é algo “fácil de enxergar”. Precisamos deixar bem claro que o posicionamento da marca deve ser definido e não criado, pois ela tem sua identidade e não podemos querer que a empresa ou produto seja algo que eles, na verdade, não são.

Um posicionamento é um compromisso e precisa transmitir a verdadeira essência de valores para criar afinidades com o seu público. Caso isso não seja verídico tudo está fadado ao fracasso e todo trabalho jogado fora.

É importante criar um diálogo com o público, além de equilibrar aspectos racionais e emocionais para relacionar-se com quem aprecia a marca. Isso é um dos fatores primordiais para a marcar apresentar o que mais atrai o seu expectador ou consumidor, a sua essência.

Marcas bem posicionadas estão condenadas ao crescimento, exemplo disso é a Coca-Cola, Apple, RedBull, entre outras que usam e abusam do marketing para criar uma relação com o cliente.

Essas empresas têm uma ligação tão grande com o consumidor que elas fazem parte do cotidiano e estão sempre conectadas a eles.

Planejar e definir o posicionamento da marca é algo extremamente importante para garantir o futuro dela.

Pense nisso!

Alexandre Simões
Marketing Specialist
AlkaDigital